Maracanã chega aos 70 anos
(Por Marcos Serra)

Num dia 16 de junho, há 70 anos era inaugurado o então maior estádio do mundo, o estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã.
O jogo inaugural marcou a vitória da seleção paulista pelo placar de 3X1 sobre a seleção carioca, mas quem marcou o primeiro gol no estádio foi Didi, pela seleção local.
O estádio foi construído para a Copa do Mundo de 1950 e abrigou oito jogos do mundial.
O estádio, nesses setenta anos, viveu grandes momentos, sendo sede de duas finais de Copa do Mundo, teve alguns momentos não tão felizes para o brasileiro, como a derrota na final da Copa do Mundo de 1950 para o Uruguai, mas outros de grande alegria, como a vitória na Copa América de 1989 (título que o Brasil não vencia fazia 40 anos), a conquista do torneio de futebol das Olimpíadas de 2016, entre muitas outras conquistas da seleção canarinho.
Além da seleção, muitos clubes também tiveram seus grandes momentos, a citar os times cariocas que sempre tiveram suas grandes decisões no estádio. O Santos que inúmeras vezes na época de Pelé jogava no estádio, chegando a jogar as finais dos mundiais de 1962 e 1963 no local, a grande invasão da torcida do Corinthians em 1976, e muitos eventos fora do âmbito esportivo que aconteceram no local.
Fica nossa homenagem a esse que talvez, mesmo remodelado e com sua capacidade diminuída quase pela metade da original, seja o maior palco do esporte brasileiro.
Parabéns Maracanã!!!
Fotos: Divulgação.



Deixe seu Comentário