(São Carlos, SP - 11/02/2020 - 22h18) O Campeonato Paulista da Segunda Divisão começará em Abril e as 42 equipes participantes já estão se movimentando em definir seus treinadores e contratar jogadores. Aqui na cidade, São Carlos FC e Grêmio Desportivo São-carlense estão juntos no Grupo 3.
E na tarde desta terça-feira (11), o Grêmio São-carlense contratou seu treinador. Trata-se do experiente ex-jogador Marcus Vinícius, o Viola.
Viola, como é chamado carinhosamente desde quando chegou a cidade, começou como jogador nas categorias de base do Palmeiras. Atuando como lateral-direito, permaneceu no Verdão até 2005. Depois passou por Grêmio Barueri, Bragantino, Atlético Sorocaba, Flamengo-Sp, Paysandu, GKS Belchatów-POL, São Carlos FC, Taubaté, Uberlândia e São Carlos FC novamente.
No São Carlos FC conseguiu o acesso para a Série A-2 em 2011, fazendo um dos gols naquela virada histórica contra o Osvaldo Cruz, no Luisão. Ainda foi campeão da Segunda Divisão em 2015. Passou por momentos difíceis também na Águia da Central, principalmente com o rebaixamento para a a mesma Segunda Divisão. Mas jamais deixou de ser ídolo da torcida. Idolatria que não deve ferir a relação de respeito com a torcida do São Carlos, mesmo com a ida para o "rival" Grêmio São-carlense (entre aspas, porque não se faz sentido haver rivalidade, já que as equipes nunca se enfrentaram. Mesmo assim, por serem da mesma cidade, há esse sentimento por parte de alguns torcedores).
Viola foi o segundo jogador que mais vestiu a camisa do São Carlos FC com 116 partidas, atrás do volante Jé, com 120 jogos. Pelo Palmeiras, jogou e chamou atenção ainda como juvenil. Entre 2000 e 2003, foi convocado 23 vezes para as Seleções Brasileiras de base, sendo campeão sul-americano sub-17 em 2001, batendo a Argentina de Tévez, Mascherano e Maxi Lopez, por 2x0 na final. No mesmo ano, disputou o mundial da categoria e foi eliminado pela França nas quartas de finais.
Com o encerramento da carreira como jogador em 2019, Viola já vinha treinando as categorias de base do São Carlos desde o ano anterior. Comandou a Águia da Central na Copa São Paulo de 2019. No segundo semestre, fez o curso de treinadores da CBF, Licença B. Está cursando Educação Física e, é constantemente elogiado por seus ex-treinadores, por ser um profissional que está sempre evoluindo e adquirindo conhecimento.
Agora, assume definitivamente seu primeiro clube como treinador profissional. No Grêmio São-carlense, Viola terá uma comissão técnica formada por profissionais experientes. Veja a seguir:
Treinador: Marcus Vinicius (Viola)
Auxiliar Técnico: André Bernal (Dedé)
Fisioterapeuta: Daniel Franco (Mult Fisio)
Fisiologista: ainda não confirmado.
Preparador Físico: Renan Bedinotto
Auxiliar de Preparação Física: Vinícius Turi
Preparador de Goleiros: Julio Cominotte
Auxiliar de Preparador de Goleiros: Alan
Mordomo: Botinha
Redação Rádio Rock Esportiva - Rafael Di Foggi
Foto: Rafael Di Foggi