35 Anos depois o retorno do “Derby Sãocarlense”

(por Marcos Serra)

Com a realização do Conselho Arbitral na tarde de ontem (29/01) na Federação Paulista de Futebol e a consequente confirmação do Grêmio Desportivo Sãocarlense e do São Carlos Futebol Clube no Campeonato Paulista Sub-23 2020, temos a certeza do retorno do “Derby Sãocarlense”.

Derby Sãocarlense é o nome dado para o clássico entre duas agremiações da cidade de São Carlos em partidas válidas por torneios regionais ou estaduais.

Os primeiros derbys foram protagonizados pelo Paulista Esporte Clube contra os seus rivais da época, o Ideal Club e o Palestra, isto em meados das décadas de 10, 20 e 30 do século passado.

Escudo do Paulista E.C.

Já na década de 50 com o surgimento do Estrela de Bela Vista, do Bandeirantes e do Expresso São Carlos e a expansão do Campeonato Paulista para o interior do estado, o confronto entre essas equipes começou a ter conotação oficial, valendo pontos para a então 3ª divisão desse campeonato.


Escudos de Estrela de Bela Vista, Expresso São Carlos e Bandeirantes.

Já na década de 70 surge o Grêmio Esportivo Sãocarlense, que se torna o rival do Estrela na cidade, e que também protagonizaria o último derby no dia 24 de fevereiro de 1985 vencendo o Estrela pelo placar de 3X0 no estádio do Luisão, em jogo valido pela Copa São Paulo, um torneio organizado pela Federação Paulista nos moldes do que é hoje a Copa Paulista, e que teve, na oportunidade, a participação de 64 equipes.

Escudo do Grêmio Esportivo Sãocarlense.

Agora, em 2020, esperamos que a presença das duas equipes no campeonato e o retorno desse Derby possa significar o início de uma nova era para o futebol profissional de São Carlos, trazendo de volta o interesse da cidade, e o mais importante, do torcedor, para o futebol profissional local. Futebol este, um tanto quanto desgastado nos últimos anos. Fica a expectativa de reviver os grandes jogos que ocorreram no passado em nossa cidade.

Deixe seu Comentário